Em 1961, um jovem professor e acadêmico de Ciências Contábeis, no auge dos seus 22 anos, descobriu desde cedo qual seria seu papel na sociedade. Ele desejava ser educador.
Em 21 de abril do mesmo ano, o forte Prof. Domingos iniciou as atividades do nosso Joviniano em um espaço de apenas um pouco mais de 300 m², mas isso não o impediu de logo no seu primeiro ano de funcionamento obter o 1° lugar do Ceará no exame de admissão para o ginásio.
Até 1967, a escola funcionava apenas até o Primário, atual, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), sendo, então, neste ano, criado o Ginásio (6º ano 9º ano). Já no início, foi um sucesso de aprovação nas escolas técnicas, como também na seleção para Científico (Ensino Médio) do Liceu.
O Ensino Médio, por sua vez, implantado em 1975, obtêm êxito até os dias de hoje nas Universidades de todo o Brasil.
Com o passar dos anos, o Prof. Domingos necessitou de ajuda para administrar o que estava construindo com tanta dedicação, afinco e amor. Então, em 1972, com apenas 12 anos, sua filha, França Maria, decidiu ajudá-lo e começou a trabalhar na fiscalização e correção dos alunos bolsistas. Graças a seu brilhante trabalho, apesar da pouca idade, a escola obteve um grande crescimento no número de matriculas.
A partir deste momento, o Joviniano passou por diversas mudanças; foi ampliado, ganhou uma nova estrutura, como sala de informática, biblioteca, ginásio e diversas outras melhorias, realizadas, agora, graças ao trabalho em conjunto das duas gerações (pai e filha).
E assim, ambos continuam trilhando uma trajetória munida de muito trabalho e dedicação aos alunos, pais e professores. Em 2009, com três gerações a frente da família Joviniano Barreto se pode ter certeza de que a presente Instituição de Ensino está cada vez melhor.
No ano de 2011, o Colégio Monsenhor Joviniano Barreto deu mais um grande passo, equipando as salas de Ensino Médio e auditório com lousas digitais, trazendo, assim, mais uma ferramenta para o cumprimento de nossa missão de ensinar e desenvolver os nossos alunos de forma completa, primando por sua formação acadêmica e ética.
De 2011 a 2017, a Escola passou por grandes mudanças físicas e pedagógicas, visando fornecer ainda mais ferramentas para a geração digital. Assim, seguimos há 56 anos com um sonho ainda mais vivo e que pulsa no coração de três gerações e de uma equipe pedagógica coesa e ativa. Atualmente, nosso quadro de funcionários detém, desde ex-alunos até contribuintes que possuem mais de 40 anos acompanhando de pertinho a história do nosso Joviniano.