A equipe pedagógica do Joviniano Barreto possui como proposta curricular da Educação Infantil os seguintes objetivos:
I. Estimular a socialização das crianças, fazendo com que ampliem cada vez mais as relações de amizade, afeto, trabalhando as diferenças e respeitando ao próximo;
II. Desenvolver o espírito coletivo;
III. Introdução artística, através da musicalização, artes plásticas e dança;
IV. Formação de caráter;
V. Trabalhar a autoestima da criança, fazendo com que se torne cada vez mais independente e confiante, capaz de perceber suas habilidades e limitações;
VI. Desenvolver a expressão verbal e escrita;
VII. Estimular a busca pelo conhecimento;
ATIVIDADES
Dentro do currículo, além dos conteúdos obrigatórios, a escola oferece:
AULAS DE CAMPO
Dentro do Planejamento Escolar, no decorrer do ano estão previstas as Aulas de Campo. Essas atividades proporcionam as crianças uma maior socialização, conhecimento de outros espaços geográficos e estabelecimento de normas de conduta.
EDUCAÇÃO FÍSICA/ RECREAÇÃO
Uma vez por semana, as crianças são estimuladas a desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades motoras, através de diversas atividades elaboradas por nossa equipe, proporcionando o brincar de forma prazerosa.
COMEMORAÇÕES CÍVICAS E SOCIAIS
As comemorações cívicas e sociais são trabalhadas, através de projetos elaborados de forma a permitir que as crianças ampliem o seu universo cultural, oportunizando, assim, que conheçam os costumes e tradições do local em que vivem.
INGLÊS
As aulas de Inglês têm como objetivo familiarizar a criança com um novo idioma. Para isso são utilizados mecanismos para estimular o aprendizado, dentre eles, pode citar-se: atividades lúdicas, jogos, músicas e recurso audiovisuais.
MÚSICA
As aulas de musicalização são ministradas, semanalmente, para as turmas de INF.V. Na Educação Infantil essa atividade se apresenta como um importante meio de desenvolver nas crianças, diversos aspectos como: sensibilidade à música, espírito de equipe, coordenação motora, acuidade auditiva, disciplina, socialização e inúmeros outros aspectos que ajudam no desenvolvimento e formação dos indivíduos.
A música, também, é utilizada em todas as turmas, em nossa acolhida, atividades de roda, contação de histórias, dentre outras, estando presente em nosso cotidiano.
PSICOMOTRICIDADE
A Psicomotricidade é uma atividade ministrada, mensalmente, para as turmas de INF.III e basea-se no brincar espontâneo e na comunicação não verbal que permite à criança expressar suas dificuldades relacionais e a superá-las. O foco é impulsionar a mesma a brincar com o corpo numa vivência simbólica com os objetos, na interação com os colegas, na brincadeira e consigo mesmo.